Disfunção Patelofemoral


      A disfunção patelofemoral é uma causa muito comum de dor na região do joelho. Trata-se de um alinhamento insuficiente da patela em seu encaixe entre os côndilos do fêmur. Os sintomas clínicos consistem em dor na região anterior do joelho que se agrava nos movimentos de flexão e extensão, além da dificuldade para subir e descer escadas e ladeiras.

      A disfunção mecânica tem forte influência na patologia da articulação patelofemoral. Um dos principais fatores é o aumento do ângulo Q do joelho, como mostra a figura.






      Esta angulação produz uma deformidade no joelho denominada de geno valgo, onde as estruturas laterais à patela tracionam a mesma e as estruturais mediais tornam-se distendidas e fracas. A patela assumindo esta condição lateral, no momento da flexão ela vai entrar em atrito com o côndilo lateral do fêmur, provocando dor e desgaste na articulação e podendo evoluir para uma entidade denominada Condromalácia Patelar.





      A fisioterapia vai atuar em cima deste desvio patelar para reeducar o trajeto deste osso nos movimentos de flexão e extensão. Para tanto, esta tarefa não é tão simples, visto que alterações na articulação do tornozelo/pé, quadril e coluna lombar podem ser a causa da disfunção do joelho. Torna-se uma avaliação ampla e complexa para que se chegue a um resultado satisfatório. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário