Lesão Ligamento Cruzado Anterior


Lesão do Ligamento Cruzado Anterior: causas e tratamento com a Fisioterapia

Os ligamentos cruzados consistem em entidades anterior e posterior (L.C.A e L.C.P, respectivamente), possuem esta denominação devido ao trajeto que apresentam dentro do joelho. São responsáveis por promover a estabilidade nesta articulação, tendo em vista que a sua configuração óssea a torna propensa à instabilidade e ocorrência de lesões.
O ligamento cruzado anterior é lesado com maior frequência na articulação do joelho, e geralmente carrega consigo lesões em outros ligamentos ou até mesmo o menisco. O mecanismo de lesão pode ser através de um contato direto ou sem contato. No primeiro caso, ocorre com um estresse em valgo excessivo no joelho, ou seja, um golpe em sua região lateral que aumente a angulação na região medial. Na segunda situação, ocorre a rotação externa da tíbia (osso da canela) com o pé apoiado no solo, caracterizando a entorse do joelho. Outra condição de lesão sem contato é a hiperextensão do joelho. Na lesão do L.C.A, o menisco medial e o ligamento colateral medial também podem ser lesados, acarretando na “tríade infeliz”.
Após a lesão, geralmente a articulação não se apresenta edemaciada imediatamente. O indivíduo pode apresentar dificuldade para caminhar e sensação de falseio no joelho.
Dependendo do grau da lesão, o tratamento pode ser conservador ou cirúrgico. O primeiro consiste em repouso, proteção articular e exercícios controlados. O método cirúrgico é utilizado em lesões mais amplas ou quando a tentativa da conduta conservadora falhou.
O procedimento cirúrgico realizado pelo médico ortopedista consiste em implantar um enxerto de tendão patelar ou do tendão do m. semitendinoso no local da lesão para substituir o ligamento rompido. A fisioterapia atua no pré e pós - operatório, ou seja, prepara o paciente para a cirurgia e reabilita-o após o procedimento médico. Em muitos casos, por falta de informação, a fisioterapia é iniciada apenas no período pós – operatório.  
A reabilitação é um processo longo, necessita não só da capacidade e habilidade por parte do fisioterapeuta como também são fundamentais a motivação e colaboração do paciente para que se obtenham os resultados almejados. Dura em média seis meses para que o paciente possa retornar às atividades prévias à lesão, ou um período um pouco menor se este não praticar atividade física.Lesão Ligamento Cruzado Anterior

Nenhum comentário:

Postar um comentário